Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem do Embaixador

Embaixador português visita Papa Francisco

SEJA BENVINDO À PÁGINA DA EMBAIXADA DE PORTUGAL NA SANTA SÉ!

VALE A PENA RECORDAR QUE AS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS ENTRE PORTUGAL E A SANTA SÉ REMONTAM AO SÉCULO XII, QUANDO, PELA BULA “MANIFESTIS PROBATUM”, O PAPA ALEXANDRE III RECONHECEU A INDEPENDÊNCIA DO NOSSO PAÍS, CONCRETIZANDO-SE DESSA FORMA UM OBJETIVO CENTRAL DA POLÍTICA EXTERNA DOS NOSSOS PRIMEIROS REIS.

DESDE ENTÃO, E AO LONGO DOS SÉCULOS, AS RELAÇÕES ENTRE PORTUGAL E A SANTA SÉ FORAM EM GERAL MUITO INTENSAS, EMBORA NÃO ISENTAS DE ALGUMAS VICISSITUDES, MAS SEMPRE REFLETINDO, EM ÚLTIMA ANÁLISE, A IMPORTÂNCIA E O PAPEL QUE A IGREJA CATÓLICA SEMPRE TEVE NO NOSSO PAÍS.

ENTRE VÁRIOS ASPETOS QUE PODERIAM SER ASSINALADOS, PARA MENCIONAR APENAS ALGUNS, MERECEM UMA REFERÊNCIA ESPECIAL O GRANDE NÚMERO DE SANTOS PORTUGUESES OFICIALMENTE RECONHECIDOS POR ROMA, OU A GRANDIOSA EMBAIXADA QUE O REI D. MANUEL I ENVIOU EM 1514 AO PAPA LEÃO X, QUE DEIXOU MARCAS AINDA HOJE VISÍVEIS EM ROMA, OU AINDA A CRIAÇÃO EM 1716 DO PATRIARCADO DE LISBOA, UMA DISTINÇÃO EXTREMAMENTE HONROSA PARA PORTUGAL (TANTO MAIS SIGNIFICATIVA QUANTO É CERTO QUE NA EUROPA OCIDENTAL APENAS EXISTE OUTRO PATRIARCADO, O DE VENEZA).

EM TEMPOS MAIS RECENTES, AS APARIÇÕES DE FÁTIMA E A GRANDE DEVOÇÃO QUE O SANTUÁRIO TEM SUSCITADO NO MUNDO INTEIRO, CONSTITUEM MAIS UM FORTE ELO DE LIGAÇÃO À SANTA SÉ. CABE A ESSE PROPÓSITO RECORDAR A VIAGEM APOSTÓLICA ALI REALIZADA PELO PAPA BEATO PAULO VI, O PRIMEIRO PONTÍFICE QUE VISITOU O SANTUÁRIO, ASSIM COMO AS QUE MAIS TARDE FORAM REALIZADAS POR S. JOÃO PAULO II, NAS QUAIS SEMPRE EXTERIORIZOU UMA PROFUNDA VENERAÇÃO À VIRGEM DE FÁTIMA, E AINDA PELO PAPA BENTO XVI, QUE IGUALMENTE ALI EFETUOU UMA IMPORTANTE VISITA APOSTÓLICA EM 2010.

É, POIS, COM A MAIOR EXPETATIVA QUE TODOS AGUARDAMOS A CONCRETIZAÇÃO DA PRESENÇA EM FÁTIMA DO PAPA FRANCISCO, PREVISTA PARA 2017, QUANDO SE CELEBRAR O PRIMEIRO CENTENÁRIO DAS APARIÇÕES, E QUE SERÁ UM MOMENTO HISTÓRICO PARA O SANTUÁRIO E PARA O NOSSO PAÍS.

A EMBAIXADA DE PORTUGAL NA SANTA SÉ É UMA REPRESENTAÇÃO DIPLOMÁTICA DE ANTIGA TRADIÇÃO, DE QUE NATURALMENTE TODOS NOS DEVEMOS ORGULHAR. É NOSSA MISSÃO REFORÇAR AQUELA QUE É UMA PRESENÇA SECULAR NO VATICANO, E, DESSA FORMA, HONRAR A NOSSA HISTÓRIA E AS NOSSAS MAIS PROFUNDAS RAÍZES E CONVICÇÕES.

ANTÓNIO DE ALMEIDA RIBEIRO

EMBAIXADOR