Embaixada de Portugal junto da Santa Sé

Ministério dos Negócios Estrangeiros

.

IMG 0932

 

Bem-vindo ao sítio da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé.

Aqui poderá encontrar as principais notícias relacionadas com esta representação diplomática.

Esperamos que as informações aqui tratadas lhe sejam úteis e colocamo-nos à sua disposição para qualquer esclarecimento.

 

 


 PROGRAMAÇÃO CULTURAL INSTITUTO PORTUGUÊS DE SANTO ANTÓNIO EM ROMA  Imagem1

 

 

EXPOSIÇÃO DE AGUARELAS

 Aguarelas 1

No dia 30 de novembro, foi inaugurada pelo Embaixador de Portugal junto da Santa Sé, António de Almeida Ribeiro, na Galeria do Instituto Português de S. António em Roma (IPSAR), uma exposição de aguarelas de artistas de várias nacionalidades, entre as quais portuguesa, italiana e paquistanesa.

Um dos artistas participantes foi o ilustrador português Pedro Salvador Mendes, que esteve presente no evento, ao qual assistiu um público numeroso.

A exposição foi organizada, entre outros, pela Associazione Romana AcQuarellisti, com a colaboração da Portugal Art Community António Bártolo e da Pakistan Art Community of Master Ali Abbass e ficará patente ao público até ao próximo dia 18 de dezembro

COMEMORAÇÃO DO 3º CENTENÁRIO DA CRIAÇÃO DO PATRIARCADO DE LISBOA

Fado

O terceiro centenário da criação do Patriarcado de Lisboa pelo Papa Clemente XI (7 novembro de 1716), no reinado de D. João V, foi assinalado no dia 9 de novembro, na Embaixada de Portugal junto da Santa Sé, com um concerto de fado por Maria Ana Bobone.

Estiveram presentes, entre outros, o Cardeal Francesco Monterisi (Acipreste Emérito da Basílica de S. Paulo Fora de Muros), o Cardeal Antonio Maria Veglió (Presidente do Conselho Pontifício para os Migrantes e Refugiados), o Bispo D. Carlos Azevedo (Delegado do Conselho Pontifício para a Cultura), o Monsenhor Bettencourt Chefe do Protocolo da Santa Sé), bem como representantes do corpo diplomático acreditado junto do Vaticano e inúmeros membros da sociedade romana ligados à Santa Sé.

Este evento contou com o apoio do Instituto Camões, da TAP Air Portugal e dos vinhos Esporão e Porto Graham’s.

Turismo - Madeira

Na sequência dos acontecimentos de 9 de Agosto na Ilha da Madeira, mais concretamente na cidade do Funchal, o Turismo de Portugal comunica que a atividade turística se encontra a funcionar e a regressar à normalidade.

O Aeroporto da Madeira e o Porto do Funchal encontram-se perfeitamente operacionais, bem como os restantes serviços de transporte público na Ilha.

Existem alguns condicionamentos pontuais ao funcionamento de alguns espaços e atividades turísticas em determinadas zonas, mas a generalidade dos passeios na Ilha estão em perfeitas condições de utilização.

Neste momento, a maioria dos turistas que tiveram a necessidade de ser evacuados, na maioria dos casos por precaução, já regressaram às respectivas unidades, devendo a situação estar completamente normalizada esta tarde.

A zona hoteleira por excelência da cidade do Funchal não está afetada e as únicas situações de realojamento foram devidamente acompanhadas pelas entidades regionais competentes.

O ambiente é, assim, de normalidade e serenidade, sendo possível constatar que muitos turistas optaram por realizar, hoje, programas distintos, entre os quais algumas excursões, passeios de barco ou mesmo passear no centro da cidade do Funchal.

Informação atualizada sobre atividades turísticas deve ser consultada no website oficial do Turismo da Madeira: www.visitmadeira.pt.

Relativamente ao ponto de situação no Continente informamos que os transportes em geral e  a rede rodoviária se encontram a funcionar sem constrangimentos.

De igual modo, a atividade turística decorre dentro da normalidade.

Para informações mais detalhadas sobre esta situação pode contactar o Turismo de Portugal através do: 211 140 200 ou info@visitportugal.com

Para mais informação, poderá ser contatada a Autoridade Nacional de Proteção Civil, através da linha 800 296 296 ou no website www.prociv.pt.

"VIA SACTI ANTONII"

bobone

 

No dia 21 de junho, foi apresentado na Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma, um livro de aguarelas do Arquiteto Vasco d’Orey Bobone intitulado “Via Sacti Antonii”, que reproduz as várias etapas da vida do santo desde a partida de Lisboa até à sua morte no ano de 1231 em Arcella (Itália), e posterior sepultura em Pádua.

Esta iniciativa, promovida pela Embaixada de Portugal junto da Santa Sé, com a colaboração do  Instituto Português de Santo António em Roma, contou com numeroso público português e italiano.

Intervieram na apresentação o Monsenhor Giovanni Tonucci, Arcebispo de Loreto e Delegado Pontifício para o Santuário de Pádua, o Bispo D. Carlos Azevedo, Delegado do Conselho Pontifício da Cultura e ainda o Arquiteto Vasco Bobone, que proferiu palavras de agradecimento. 

Contactos

Villa Lusa, Via S.Valentino, 9
00197 Roma
Italia

+39 06 809 15 81
santase@mne.pt

Mais informação

Ligações úteis

 PATRIARCA

topo

logo letrasMaiores 300x100 1

ipsar

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático